terça-feira, 28 de maio de 2013

Pró-Hormonais – Riscos, Benefícios e Cuidados

Pró-Hormonais – Riscos, Benefícios e Cuidados

O objetivo deste artigo é informar sem hipocrisia a respeito do uso, terapia pós-ciclo (TPC) e outros cuidados que devem ser tomados quando o assunto é pró-hormonais.


O Que São?

Pró-hormonais são mais que suplementos alimentares, são precursores de esteroides. Tecnicamente, não são um esteroide, propriamente dito, mas se convertem em um esteroide após serem ingeridos. Existem muitos tipos diferentes desses compostos disponíveis no mercado, e cada um possui seus prós e contras.
Eles são populares no meio dos praticantes de musculação há vários anos e devem ser utilizados de maneira adequada a fim de evitar possíveis efeitos colaterais indesejados.

Quais os benefícios dos PHs?

Existem muitas razões para fazer uso desses compostos anabólicos. Se você deseja ganhar peso, eles produzem resultados incríveis em termos de ganhos musculares e ainda ajudam na manutenção de um baixo percentual de gordura corporal.
Se você deseja queimar gordura , eles são ótimos para manter a sua musculatura enquanto você faz dietas hipocalóricas . Qualquer que seja o objetivo, ele pode ser alcançado de uma maneira rápida, com o auxílio desses compostos.

Quem deve utiliza-los?

Pró-hormonais devem ser utilizados por homens com mais de 21 anos.
Apesar de muitas empresas anunciarem que a idade mínima para o consumo desses produtos é 18 anos, recomendo fortemente que ninguém com menos de 21 anos faça uso de pró-hormonais (PH’s), em função dos riscos associados ao mal desenvolvimento do sistema endócrino.
Mulheres não devem fazer uso de pró-hormonais devido ao alto risco de virilização, que pode se manifestar por meio de crescimento de pelos na face e no corpo, engrossamento da voz, problemas com a menstruação e hipertrofia do clitóris.


Efeitos colaterais

Os pró-hormonais podem ter efeitos colaterais indesejados, principalmente, se utilizados sem a devida proteção e planejamento. Alguns exemplos disso são a acne, perda de cabelo, aumento das mamas nos homens (ginecomastia), queda da libido e inchaço da próstata.
É importante notar que os efeitos colaterais variam de pessoa para pessoa e de produto para produto. A escolha de PH’s adequados ao seu nível de experiência pode reduzir tremendamente o risco de consequências indesejadas.

TPC e outras proteções

O uso de pró-hormonais faz com que seu corpo entenda que já existe testosterona suficiente circulando e por essa razão ele começa a produzir menos testosterona de forma natural.
Caso isso não seja tratado adequadamente após o ciclo, poderão surgir consequências, como a atrofia dos testículos e perdas significativas de massa muscular.
Para evitar esses efeitos é fundamental utilizar elevadores naturais de testosterona e produtos como o citrato de clomifeno, que levam à retomada da produção dos níveis normais de testosterona.
O excesso de testosterona pode ser convertido em estrógeno, que é o famigerado processo conhecido por aromatização. Isso tem como consequência o aparecimento de características femininas em homens, como o aumento das mamas (ginecomastia).
Esses efeitos colaterais podem ser evitados com o uso de moduladores seletivos dos receptores de estrógeno (MSREs), como o citrato de tamoxifeno.
Pró-hormonais no geral são bastante hepatotóxicos, isto é, são muito tóxicos ao fígado. Por isso é de extrema importância fazer uso de hepatoprotetores.
Uma boa opção de uso é a silimarina (Organ Shield – Purus Labs), que deve começar a ser utilizada 2 semanas antes do ciclo e ir até o final da Terapia Pós-Ciclo (TPC). Outras opções incluem vitamina B12 (hidroxicobalamina), vitamina E (a-tacoferol) e o selênio.

Classificação de PHS

Existem muitos pró-hormonais no mercado, e eles são frequentemente categorizados por classes.
Classe 1
 A Classe 1 de pró-hormonais são os não-metilados (são inofensivos ao fígado), tem baixo risco de efeitos colaterais, e os ganhos, apesar de pequenos, são fáceis de serem mantidos, tornando o ciclo mais simples de ser planejado.
Esses compostos são frequentemente utilizados por usuários avançados em conjunto com outros PH’s de classes mais altas. Geralmente uma TPC com elevadores naturais de testosterona é suficiente para um ciclo com PH’s de Classe 1.
Exemplos de compostos dessa classe são Furazadrol, Propadrol, 11-OXO e Bold.
Classe 2
O próximo estágio são os PH’s de Classe 2. Esses compostos são metilados e por essa razão é necessário proteger o fígado. Os efeitos colaterais são muito mais prováveis de ocorrer do que em PH’s de Classe 1, contudo os ganhos são expressivamente melhores que os da classe anterior.
Tamoxifeno, clomifeno e silimarina são recomendados para acompanhar o uso dos compostos da Classe 2. Compostos da Classe 2 incluem H-Stane, Halovar, H-Drol, Promagnon e Protodrol.
Classe 3
O próximo nível de pró-hormonais são os da Classe 3. Essas substâncias são para usuários avançados que já realizaram de 2 a 3 ciclos com sucesso.
Os efeitos colaterais são mais comuns do que em compostos da Classe 2 e os ganhos de massa muscular nesse nível são mais difíceis de se manter após o ciclo.
Necessitam de clomifeno, tamoxifeno, silimarina e Tribulus terrestris para fazer a TPC. Ciclos nesse estágio são mais curtos devido a ocorrência de efeitos colaterais.
Alguns exemplos de PH’s da Classe 3 são: Trenevol Platinum, Tren, Epistane, M-1, 4ADD, MAX LMG e DMZ.
Classe 4
Finalmente, o nível mais intenso de PH’s são os da Classe 4. Esses compostos são recomendados apenas para usuários avançados porque eles produzem resultados rápidos, mas vem acompanhados por riscos significativos de efeitos colaterais.
A TPC deve ser feita com clomifeno, tamoxifeno, silimarina, Tribulus terrestris e Vitrix. Compostos dessa classe incluem M-Drol, M-Stane, Decafire, Phreak, Reign Hardcore, Pheraplex, Superdrol, e Mass Tabs.

Classes Classe 1 Classe 2 Classe 3 Classe 4
Produtos Furazadrol, 11-OXO, Bold H-Stane, Halovar, H-Drol, Protodrol Trenevol Platinum, Max LMG, Epistane M-Drol, M-Stane, Decafire, Phreak, Reign Hardcore, Superdrol
Potência 5/10* 7/10* 8/10* 10/10*
Efeitos Colaterais 5/10* 7/10* 8/10* 10/10*
Quem deve tomar Iniciantes em pró-hormonais Iniciantes e pessoas que já ciclaram com PH’s de Classe 1 Pessoas que já fizeram 2 ou 3 ciclos com sucesso Pessoas avançadas em pró-hormonais
TPC Recomendada Elevadores naturais de testosterona, Recycle. Clomifeno, tamoxifeno, silimarina, Organ Shield, Recycle, P.C.T. Assist Clomifeno, tamoxifeno, silimarina, Organ Shield, Recycle, P.C.T. Assist e Tribulus terrestris. Clomifeno, tamoxifeno, silimarina, Organ Shield, Recycle, P.C.T. Assist Tribulus terrestris, Viridex ou Vitrix.



*Escala de Potência e de efeitos colaterais: 1/10 menor nível da escala – 10/10 maior nível da escala

Conclusão

Pró-hormonais são suplementos extremamente poderosos, e seu uso deve ser acompanhado por uma terapia pós-ciclo (TPC) e alguns outros cuidados, a fim de evitar efeitos colaterais indesejados.


Cada classe de pró-hormonais requer um tipo de terapia pós-ciclo (TPC), variando de acordo com a potência dos produtos. Assim, os pró-hormonais são um dos recursos mais poderosos quando o assunto é aumentar volume e ganho de massa muscular em curto tempo.
Efeitos mais intensos, cientificamente falando, somente serão possíveis, através do consumo dos próprios hormônios, na forma de esteroides anabolizantes.

O uso cauteloso dos pró-hormonais, pode propiciar ao usuário, resultados extremamente significativos, de forma eficaz e num curto período de tempo. Cabe a cada um avaliar se vale o risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário